Anéis Olímpicos (6)


Nesta dimensão, o que parece fácil, não é. As Ilhas Fiji passeiam sobre o relvado na final de Rubgy de Sete, perante uma Nova Zelândia, durante a competição, vimos fazer o mesmo frente a outras equipas. A exibição desportiva faz-nos esquecer o trabalho envolvido e todo o processo percorrido até aqui chegar. Individualmente, no percurso de formação de cada atleta. O caminho realizado para se consolidarem num ambiente profissional. O destaque alcançado para acabarem selecionados. O esforço, a ciência, o sacrifício para se construir equipa. Ser o melhor não é uma questão menor. É a superação de um quadro onde vários elementos percorrem o mesmo caminho para alcançar um diferente resultado.

Essa facilidade esteve expressa na maioria das exibições de Simone Biles até chegar a estes Jogos Olímpicos. Para muitos, parecia ser apenas uma questão de prazer até ver a ginasta estadounidense arrebatar nova coleção de medalhas. No entanto, perante todo o mundo, percebemos os custos pessoais envolvidos na aparente perfeição desportiva. O processo percorrido levou a que Simone Biles quebrasse num momento de pressão. Qualquer um de nós olhará para a sua vida, para o seu percurso, e perceberá como isso esteve tantas vezes à beira de acontecer, como isso aconteceu, e do que foi importante fazer para recuperar. Para Simone, este ano, a maior medalha é a sua capacidade de perceber a sua situação antes que seja tarde demais. 

Por isso é que todos os atletas participantes nos Jogos Olímpicos são uns vencedores. Mesmo quando as coisas não correm como o previsto e os resultados ficam aquém das expetativas criadas. Nélson Oliveira, depois da prova de contra-relógio no ciclismo, lembrou o caminho feito, o sacrifício realizado, para terminar com um resultado que não sente como compensador. Neste momento, esquece-se dos milhares que ficaram à porta da prova, dos milhões que apenas sonham com a possibilidade que nunca vão alcançar. Neste momento, é apenas ele perante o espelho. Mas nós, do lado de cá, não nos devemos esquecer de lhes dizer uma vez mais. A luta demonstrada para chegar à final é a vitória que todos queremos ter para as nossas vidas.