Nos 27 anos do ATV


O ATV - Académico de Torres Vedras - completa hoje 27 anos. Para uma associação, pode dizer-se que tem, ainda, uma vida curta. No entanto, fruto daquilo que foi a sua fundação, o seu percurso e a sua atualidade, trata-se de uma associação com uma marca bem forte na vida de muitos e muitas que, ao longo destes anos, participaram dos seus feitos. No campo cultural, social, educacional, artístico e desportivo, o ATV foi-se tornando referência, saindo das fronteiras da cidade onde foi fundado, arriscando a transformar-se numa referência regional.

A capacidade de pensar o futuro é uma das marcas da existência do ATV. Desde a sua fundação que teve a preocupação de ocupar um espaço no concelho, tornando-se parceiro de outras associações e instituições, aumentando o impacto das suas realizações. Entrei para esta associação poucos anos depois, no âmbito de uma discussão sobre o papel da Juventude no futuro, tendo participado, a partir daí, nas várias discussões estratégicas e sociais que foram criando um pensamento sempre testado na prática. Foi aqui que o ATV sempre conseguiu ser diferente - fazendo a sua evolução com o foco inteiro na ação concreta.

No dia em que completa 27 anos, o ATV enfrenta desafios concretos. O seu crescimento está sustentado em diferentes áreas, tem uma presença física no Centro Histórico da cidade, mas com atividades que se espalham por outras áreas do concelho, foi-se definindo no trabalho de muitas pessoas que hoje fazem a sua vida profissional no âmbito da associação. Ao mesmo tempo, continuará a procurar pensar o futuro, mantendo a juventude como marca da sua existência, mas acompanhando a vida daqueles que, jovens e adolescentes, criaram uma associação que agora, na idade adulta, continua a ser sua. Criando comunidade, desafiando a própria face da região em que vivemos. É com confiança nesse desafio que hoje cantamos o “Parabéns a você.”