A reconstrução do bairro em comunidade



O projecto “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, apresentado pela Câmara Municipal de Setúbal como um programa integrado de participação e desenvolvimento da Bela Vista e zona envolvente, é um exemplo de sucesso de participação da comunidade na resolução dos problemas que a afectam. A integração dos residentes, dos serviços municipais e entidades sediadas no território que engloba diferentes bairros resulta numa série de actividades que têm melhorado a identificação de problemas e a sua resolução pela população, a integração da comunidade nos processos de decisão e o alargamento das oportunidades para o desenvolvimento de projectos dentro da mesma comunidade.

O programa está organizado em cinco eixos, que comportam a intervenção com jovens, educação, formação e emprego, imagem e visibilidade, vida em comunidade e promoção da participação das pessoas. O impacto na população a quem foi lançado o repto de se organizar para recuperar os seus bairros é enorme, tendo começado “a constituir-se [com] interlocutores por prédio, [sendo] hoje mais de 300 nos bairros todos”. Originalmente, o projecto contemplava apenas espaços comuns (“ruas e pátios”), tendo posteriormente sido alargado, por vontade da população, para a recuperação das próprias habitações. A valorização dos edifícios levou inclusive a uma organização de sistemas de limpeza e cooperação que aumentam a qualidade de vida dos habitantes.

No bairro desenvolvem-se, hoje em dia, um alargado conjunto de acções que valoriza a vida em comunidade e tem tornado os residentes em pessoas mais felizes e orgulhosas das suas conquistas. Projectos como o Garrbage (Grupo de Acção pela Recolha, Reabilitação e Reutilização de Bens Aproveitáveis - Gerações Ecologistas), o Saúde no Bairro, que organizou o I Encontro de Saúde, numa parceria entre moradores e autarquia e diferentes instituições, o Festival Mudar o Olhar, no âmbito cultural, e as Férias no Bairro, no âmbito da ocupação de tempos livres, são bons exemplos deste movimento de massas que se organizam para tornar o local onde residem na sua casa.

Como refere o vereador Carlos Rabaçal, “noutras cidades há instituições que decidem e dizem o que é que os moradores devem fazer. Aqui o fenómeno é completamente invertido em relação ao que é habitual. São as pessoas dos bairros que decidem”. Um verdadeiro exemplo a seguir.

Página do Observatório Social da Bela Vista - Link
Artigo sobre “Nosso Bairro, Nossa Cidade” no Jornal Avante! - Link

[LC]