Anéis Olímpicos (4)


Catarina Costa ficou à beira do bronze numa competição onde acabou por superar as expetativas. Depois de duas rondas frente a adversárias menos cotadas, o concurso na categoria feminina de -48kg no Judo, demonstrou como em Portugal esta modalidade continua a atrever ser considerada de topo. A derrota com a ucraniana Daria Bilodid, número 2 do ranking, atirou-a para as repescagens, onde conseguiu ultrapassar a argentina Paula Pareto, sexta atleta com melhor ranking. O oitavo lugar de onde partiu foi melhorado com a disputa por uma medalha de bronze, num jogo onde voltou a perder, com a mongol Urantsetseg Munkhbat, a quarta melhor classificada à partida. Um excelente resultado numa prova épica. 

Épico também o esforço na prova masculina de ciclismo de estrada, onde João Almeida terminou em 13º lugar. O ouro foi para o equatoriano Richard Carapaz, que chegou sozinho à meta depois de uma prova muito complicada, onde belgas, italianos, eslovenos e neerlandeses bem tentaram cavar diferenças na linha da frente. A fuga de Carapaz com Brandon McNulty demonstrou quem estava melhor na ponta final, com o favorito belga Wout van Aert a acabar por não conseguir disputar a vitória. O sprint pelo segundo lugar foi o derradeiro elemento de uma grande prova, com o belga a superar Tadej Pogacar no photo-finish. 

São muitas as provas para acompanhar em longas madrugadas que começam com antecipação na hora de ir dormir, em Portugal, e  nos levam a acordar com a ansiedade de consultar o caminho que levam os atletas em prova. Os portugueses ainda estão, a esta hora, a ver como se estreia Tiago Apolónia no Ténis de Mesa. O tempo que irá faltar para ver todas as competições ainda nos sobrará para encontrar muitos novos heróis.