Medalhas e política desportiva


[Anéis Olímpicos - 8]

Não é a contabilizar medalhas que se mede o sucesso desportivo de um país, tal como é a somar títulos de clubes em competições de cada modalidade. O sucesso desportivo de um país, a sustentabilidade da sua política desportiva, está além. Além nos números de praticantes de desporto e de atividade física. Além nas estruturas humanas de acompanhamento de jovens em idade de formação, que identificam e permitem evoluir os talentos descobertos, bem como acompanhar aqueles que vão manter-se na prática de exercício ao longo da vida. Além nas estruturas sociais, nos clubes, associações, federações, academias e ginásios, que organizam e contextualizam as práticas conforme os níveis e os objetivos de cada um. Além nas estruturas construídas e nos equipamentos que permitem treinar melhor e, logo, melhores resultados. 

As medalhas são motivo de orgulho, razão de sonho. Jorge Fonseca, Fernando Pimenta, Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo vão inspirar mais uma geração de jovens a lutarem pelos seus objetivos. Todos eles juntam talento a percursos de luta, perante as dúvidas e as dificuldades. Todos eles ajudaram a evidenciar um lote de modalidades onde Portugal constrói tradição. No judo, na canoagem, no atletismo. Mas muitas outras modalidades aproveitaram estes Jogos para se evidenciarem e se mostrarem num meio mediático a que, normalmente, não têm acesso. Daí a importância dos Jogos. Porque mesmo na era da informação, a disputa do espaço mediático não deixa de se fazer e de ter razão para existir. 

O novo ciclo olímpico terá apenas três anos e tratará de consolidar trabalhos que já têm raízes fortes. Não é possível, num tão curto espaço de tempo, desenvolver milagres. Todos os atletas que conseguiram diplomas alimentarão, justamente, a ambição de conquistar algo mais. Bem como aqueles que ganharam medalhas não quererão ficar por aqui. Mas, mais uma vez, não será pelas medalhas que se medirá o sucesso desportivo do nosso país. Para isso precisamos de muito mais. 

Esta semana estive no Ciclo de Debates do Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras para falar do Desporto enquanto uma área estratégica. Vejam como uma política desportiva pode ser desenvolvido a partir de uma autarquia.