A maioria espantada


O espanto é filho da distância. Ao longe, todas as coisas parecem normais. Só quando nos aproximamos, ou quando algum evento se aproxima de nós, pela sua incandescência ou brutalidade, é que se inicia o nosso processo de tomada de consciência. Mas o momento do choque, esse, de tão inesquecível, pode conduzir a que a nossa análise dos acontecimentos fique tolhida pela nossa surpresa.

Vale para uma guerra, porque uma bomba explode bem mais alto do que anos de conflitos diplomáticos. Vale para um trabalhador explorado, porque um Mundial de futebol perturba mais do que cidades inteiras construídas no deserto. Vale para uma eleição, porque a história do candidato nos diz mais do que a história da vida quotidiana das pessoas que vivem num país. Ao longe, tudo parece espantoso, como se o mundo vivesse dias nunca antes experimentados. 

E, no entanto, a proximidade do conhecimento permite-nos perceber melhor aquilo que acontece. Várias vozes anteciparam o conflito, a exploração, a reação. Muitas outras se ocuparam a refletir sobre as eventualidades futuras daquilo que acabou por acontecer. Mas a maioria espantada queixa-se dos políticos, da comunicação social, de um mundo corrupto que, no final das contas, apenas multiplica a sua própria preguiça em tentar perceber as coisas antes destas rebentarem numa cinematográfica explosão.

De nada nos vale ter os meios para aprofundar o nosso conhecimento do mundo se considerarmos que aprofundar conhecimentos é um afastamento do nosso lugar de realidade. De nada nos vale ter uma voz pública se utilizamos essa voz para menorizar quem procura estabelecer o nexo das coisas. De nada nos vale esperar que os outros resolvam os nossos problemas se continuamos a pensar que os nossos problemas são só nossos, um exclusivo, e não uma ínfima parte de um problema maior que precisa da nossa atenção, da nossa análise, da nossa resistência ao choque que causa.