O futsal como exemplo para o país


Na receção aos campeões europeus de futsal, Marcelo Rebelo de Sousa destacou que o futsal pode ser um exemplo para o país. É possível que na cabeça do Presidente da República estivesse um quadro popular de começar mal e acabar bem, pela forma como a equipa nacional entrou a perder na final do Europeu que acabou a conquistar. Mas o exemplo do futsal é bastante mais profundo e, na verdade, poderá ser um excelente caso de estudo daquilo que pretendemos para o nosso país. 

O contexto histórico desta modalidade nasce num espaço onde, na origem, futebol de salão e futebol de cinco competiam, com diferentes regras, pelo espaço de atenção que lhe era dedicado. Praticava-se, acima de tudo, em competições populares, apoiado por empresas locais, que um pouco por todo o país participavam em torneios que captavam muito interesse e atenção. Na década de 90, com a unificação das diferentes variantes no futsal, que acabou por ser agregado à FIFA, a modalidade acabou por se envolver numa mudança cultural ao nível da prática desportiva em Portugal. A aposta da Federação começou a fazer-se sentir, aproveitando uma crise de audiência e de praticantes de outras modalidades de pavilhão, aglomerando muito do que era o futebol popular em estruturas que foram sendo construídas um pouco por todo o país, tornando o futsal na verdadeira referência para praticantes de pavilhão. 


Essa organização e investimento são dois bons exemplos do futsal que podem ser aplicados ao país. A confiança na ciência e conhecimento que revolucionou o treino da modalidade, com vários técnicos a saírem das Universidades para trabalhar na sua progressão técnica, é uma das imagens de marca que o futsal tem carregado. A defesa do talento, concorrendo pela atração de jovens atletas e trabalhando para desenvolver essas capacidades específicas que tornam a equipa portuguesa, mais do que um caso geracional, uma equipa que demonstra já ser capaz de ganhar em autêntica mudança de geração. Portugal tem equipas competitivas no nível internacional, não só nas seleções, como nos clubes, e também aí acabamos por ser exemplares. Há uma enorme conjugação entre investimento público, investimento federativo e investimento privado, que permite ao futsal um crescimento enorme e a conquista de tantos títulos nos últimos anos. 

O exemplo, aqui, não é o milagre. O exemplo não é capacidade de reconfigurar um resultado depois de um mau início. A verdade é que o futsal será a modalidade que consegue encontrar um ponto que reúne talento natural, atração pela prática, conhecimento científico e investimento. Um exemplo singular que, sem dúvida alguma, poderia ser praticado em diversas outras áreas no país.