Uma história traduzida em legado


É muito provável que se entre enganado no livro de James Suzman, “Trabalho - Uma história de como utilizamos o nosso tempo”. A utilização da palavra “trabalho” remete-nos para um universo que demoramos a encontrar no corpo do livro. Somos, antes, levados por uma viagem no tempo, onde os dados aportados por Suzman acabam por construir uma torre de significados que nos levam a questionar, por antecipação, onde este trabalho nos poderá levar. 

A viagem, entenda-se, faz-se de forma leve e entusiasmante. De alguma maneira, vamo-nos apercebendo de como chegamos ao “trabalho” sem que isso nos cause a sensação de labor. Encontramo-nos várias vezes perante pequenas evidências que formarão, ao longo da leitura, um corpo que nos posicionará perante o tempo que levamos a realizar determinadas tarefas. A vida, como se percebe, são muito mais do que dois dias. 

Quando a caminhada se começa a aproximar do seu fim é quando os trabalhos começam, de facto, a pesar-nos. Num livro que tenta fazer a história dos humanos, não nos poderá surpreender que acabe por, chegado o seu tempo, bater-nos à porta. Dar de caras com a nossa face no espelho não será tão agradável como ir encontrando, pelo caminho, as formas como os nossos antepassados saíram das armadilhas que lhes foram criadas (algumas vezes, por eles próprios). 

Onde os recoletores, com economias de retorno imediato, investiam esforços para atender a necessidades espontâneas, e os agricultores, com sistemas de retorno diferido, investiam os seus para se sustentarem no ano seguinte, nós agora somos obrigados a considerar as potenciais consequências do nosso trabalho durante muitíssimo mais tempo. Um tempo que reconhece que a maioria de nós pode contar viver mais do que em qualquer outra altura do passado, e que é conhecedor do legado que deixamos aos nossos descendentes - escreve Suzman. 

O conhecimento do legado que deixamos é, por isso, uma parte fundamental que nos deve posicionar nos dias de hoje. Não nos desculpando nem com a ignorância dos factos provados, nem com as emoções que turvam momentaneamente o nosso caminho, nem, ainda, com as pequenas necessidades que atravessamos, em determinado passo, para que se consiga alcançar o degrau seguinte. Esse conhecimento é um peso que transportamos connosco. Mas também, de alguma forma, aquilo que nos poderá diferenciar neste longo caminho. 


Trabalho - Uma história de como utilizamos o nosso tempo, de James Suzman, foi editado em Portugal pela Desassossego - Livros para Pensar (Grupo Saída de Emergência) em 2021.